Encerrando as comemorações do dia 20 de novembro, o dia da Consciência Negra. Resolvemos buscar nas nossas raízes africanas as brincadeiras que divertem as crianças na África e em qualquer parti do mundo.
Nossa inspiração vem do recém-lançado livro infantil “Kakopi, kakopi! – Brincando e jogando com as crianças de 20 países africanos!” (Melhoramentos, 2019), escrito por Rogério Andrade Barbosa, e ilustrado por Marilia Pirillo. Por meio de um mapa da África, os pequenos leitores podem conhecer as brincadeiras mais comuns por lá, e entendem como e com o que as crianças africanas se divertem. Gadidé, Surumba-Surumba, Chakyti-Cha, Corrida de Três, Osani, A Serpente e Nngapi são algumas das brincadeiras que aparecem no livro. A brincadeira começa com a descoberta da forma de brincar com cada brincadeira.
“Kakopi, Kakopi”, a brincadeira que intitula o livro, vem da Uganda e pode ser traduzido como “As Pernas da Galinha” . Em cada canto da África as brincadeiras são diferentes e únicas, por exemplo, em Moçambique, esconde-esconde se brinca à noite, o que torna a brincadeira ainda mais divertida.Já em Gana, é comum as crianças brincarem de imitar hienas, o que é motivo de boas gargalhadas. Em Togo, uma das brincadeiras mais populares nos jardins de infância é o “Tum tum”, um jogo em que se usa um pequeno pilão para estimular a capacidade auditiva das crianças. Todas essas brincadeiras podem ser encontradas no livro Kakopi, Kakopi que além de estimular a leitura dos pequenos leva as crianças a uma viagem por diferentes países africanos e apresenta de forma divertida e lúdica a cultura da nossa mãe África.