O artesanato é uma das inúmeras formas de expressão artística, uma manifestação diretamente ligada a saberes populares e ancestrais.A artista que quero apresentar a vocês essa semana, é a Eloisa Tiara Toledo, 38 anos, natural de Extrema, formada em Pedagogia, com pós-graduação em Alfabetização e Letramento e na reta final da sua segunda graduação em Letras.
O artesanato sempre esteve presente na vida de Eloisa, desde da infância, afinal como ela gosta de dizer “eu sou filha de uma artesã, muito habilidosa, cresci vendo minha mãe tecendo, trabalhando habilmente com tricô e crochê. Tenho forte em mim essa imagem, de ver minha mãe tecendo”. Com aproximadamente 9 anos, sua mãe a ensinou a fazer o crochê, técnica que foi evoluindo e sendo utilizada em diversas aplicações para peças em casa, decoração e vestuário. Na adolescência conheceu e se encantou com o macramê e nesta técnica se dedicou bastante, criando várias peças, entre elas colares utilizando o macramê e pedras naturais.
Já como professora, conheceu a feltragem, em uma oficina para professores no Centro Educacional Terra, no ano de 2018, momento eu que teve a oportunidade de trabalhar com a feltragem seca e a molhada. Um ano após o primeiro contato, fez um novo curso com a artista Isis Fernandino, no Ateliê Novelinho, focado na criação e elaboração de painéis feltrados.
A feltragem é uma técnica muito antiga, surgiu na Ásia com os povos nômades e com a feltargem é possível criar peças de vestuários, tecidos, brinquedos, fadas, sapatos, enfim, uma série de objetos. O material utilizado é a lã de carneiro, no caso, é a lã cardada, que é um estágio antes da lã ser transformada em fio e a feltragem consiste basicamente em emaranhar essa lã com uma agulha e dar forma a ela.
Trata-se de um a técnica muito versátil, permitindo ao artesão criar peças infinitas. Atualmente Eloisa se dedica na criação de fadinhas, móbiles, bonecas e painéis feltrados, que normalmente retratam cenas da infância, natureza, paisagens. Na constante busca por experimentar o material e buscar novas inspirações a artista observou durante a criação de uma peça que quando misturou as cores para formar o céu os tons criados remeteu a lembrança de um quadro do artista impressionista Van Gogh, a partir desta observação surgiu o desejo de reproduzir a consagrada obra o pintor “Noite Estrelada” em um painel feltrado. O resultado foi lindo e então nasceu vontade de criar uma série de painéis feltrados reproduzindo grandes obras. Neste momento a artesã esta selecionando as obras que ela irá reproduzir, buscando a referência nas grandes obras e transformando a pintura em uma tela feita com lã.
Para conhecer o trabalho dessas mão habilidosa, basta dar uma passada na Crearte, no centro da cidade, espaço dedicado a exposição e venda de artesanato na cidade de Extrema.