A sessão dedicada a Cultura do site do Stimeic, desta semana, traz a dica de uma minissérie que deu o que falar na Netflix, nos últimos meses. Maid, minissérie original da Netflix, traz a história real de Alex (Margaret Qualley), uma jovem mãe que para fugir das agressões do seu companheiro, foge com sua filha pequena e passa a fazer faxinas para se sustentar. A série retrata as diversas facetas de um relacionamento abusivo .
A personagem principal sofre diversas violências nas mãos do ex-namorado, Sean (Nick Robinson), e depois de muita e sofrimento, ela decide fugir com a filha na expectativa de um construir um futuro melhor para as duas. Neste momento busca apoio em centro de atendimento e proteção a mulheres que sofrem violência.Outras questão que atormenta Alex, é a relação conflituosa com a sua mãe (Andie McDowell) que sofre de distúrbio bipolar e está desaparecida.
A vida de Alex , muda completamente quando ela começa a escrever sobre o que observar nas casas em que trabalha.
No entanto, o que chama a atenção da série é a forma como a violência é retratada, Alex passa por inúmeras situações e diferentes formas de abuso. Um abuso silencioso, que não deixa marcas visíveis e físicas e por isso se torna muito complicado de provar para a sociedade , seus amigos e familiares o quando ela é abusa e violentada.
As cenas são lindas, sutis e por isso mesmo traz, para nós mulheres, uma sensação de desconforto, dúvida, compaixão e identificação, pois a maioria de nós já vivenciamos situações de abusos sutis, silenciosos, onde nós mesmas não conseguimos identificar que estamos sendo violentadas e abusadas.
Cada minuto desta história mexe com a essência feminina e vale a pena cada episódio.