A artista desta semana é uma jovem de 21 anos, natural de Extrema, que encontrou nas paisagens rurais a sua inspiração para e desenvolver como artista plástica. Seu nome é Horana Stefany. A jovem cresceu e mora até hoje na zona rural, é neste ambiente que a contemplação se tornou algo frequente em sua rotina, é esta vivência que a traz a inspiração para seu trabalho, pois segundo ela “a mata, o caos do silêncio, me inspira. É verdade que a minha vida como Artista Plástica tem seus altos e baixos, mas quando crio são os momentos que reverberam quem eu sou de verdade, eu sinto que a Arte é quem eu sou.”
Com esta tomada de consciência do que arte representa em sua vida, a artista decidiu abandonar seu antigo trabalho para se dedicar mais a sua real vocação e paixão as artes plásticas. Então surgiu a oportunidade através de um convite da Secretaria de Cultura de realizar uma exposição que conforme Horana “ essa exposição demarca em mim o fim de um ciclo, uma nova etapa, de novas perspectivas.”
A exposição intitulada “Elas pelas Janelas- Estudos”, faz parte do Projeto Portal das Artes, coordenada pela artista plástica Hosana Ortiz. Na exposição Horana retrata a figura feminina em toda sua essência e beleza, buscando apresentar a feminilidade com formas reais, pois a artista afirma que em suas obras busca quebrar a estereotipagem em relação a estética do que é belo. “Minha busca é sempre transparecer a força que sobressai aos olhos de seres tão fortes. E conforme uso de referências atuais ou antigas, noto cada vez mais esse semblante que está marcado por uma constante batalha.”
A exposição foi inaugurada com um coquetel no dia 01/07/2022 e estará aberto para visitas: sábado e domingo (08:00- 17:00), porém pode ser agendado na Secretária de Cultura durante a semana. Vale a pena dar uma passada no CIT- Centro de Informações Turísticas, no centro da cidade e visitar a exposição.