No próximo dia 16 de setembro, comemoramos os 121 anos de emancipação político-administrativa de Extrema. Ao longo destes anos, muita coisa aconteceu com nossa cidade, muita história para contar e para organizar e divulgar tantas fatos e acontecimentos foi criada a plataforma virtual do ADRE (Acervo Digital Regional de Extrema), da Secretaria de Cultura de Extrema.
Tal acervo nasceu em 2017 com o objetivo de promover a digitalização e a difusão, de documentos históricos e outros itens importantes para o estudo da história e da cultura de Extrema e região.
Todo acervo digitalizado foi possível através de colaboração de instituições, entidades e da população que disponibilizou fotos, partituras, mapas, plantas, vídeos (Projeto Memória Viva de Extrema e Projeto Memórias de Uma Cidade), livros, revistas e jornais – que juntos possuem quase 6 mil páginas/itens. Além disso, o ADRE possui arquivos e fotografias do Setor do Patrimônio Cultural, aquarelas do artista italiano Alfredo Mucci, conteúdos de “VOCÊ SABIA?” e um espaço destinado a exposições virtuais.
Através do ADRE todos nós podemos conhecer um pouco da história da nossa cidade, rever fotos memoráveis, conhecer causos e pessoas únicas e nos sentirmos extremenses.
O acervo pode ser acessado através do link: extrema.mg.gov.br/siscultura/acervo