O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), escolheu a cantora e compositora Margareth Menezes, 60 anos, para ser a Ministra da Cultura. A artista é natural de Salvador, Bahia e coleciona em sua carreira 10 álbuns gravados e várias indicações ao Grammy Latino. Menezes tomou posse no dia 2 de janeiro,como Ministra da Cultura, em cerimônia que contou com participação da primeira-dama Janja, da antropóloga Lilia Schwarcz, da também cantora Fafá de Belém e de outros políticos e personalidades públicas.
Em seu discurso Menezes,falou sobre a importância da cultura para a população brasileira e para a economia do país. Ao longo de sua fala enfatizou a volta do MInc : “Voltou o MinC para o lugar de onde nunca deveria ter saído, ou seja, do seu lugar na esplanada e da relevância no imaginário do povo brasileiro. Está mais forte, com mais recursos e estruturas do que qualquer outro momento de sua história”.
A ministra relatou que Lula a pediu para que a pasta seja “para os artistas” e que a cultura seja uma “potência econômica”, classificando o presidente como aliado de primeira hora da cultura brasileira.
Margareth Menezes finalizou seu discurso chamando os artistas a se unirem, pois conforme ela: “É hora de darmos as mãos, reatarmos laços possíveis e superarmos as desavenças para realizarmos uma empreitada. É preciso ter coragem de construir o novo. Ganhar e perder faz parte da democracia, e a dignidade é sinal de cidadania”, acrescentou.
A nova secretaria do MinC foi a anunciada pela Ministra, sendo que, ainda serão escolhidos os presidentes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e da Fundação Casa Rui Barbosa.
Conheça a nova secretaria do Ministério da Cultura:
⦁ Secretaria-Executiva: Márcio Tavares
⦁ Secretaria de Comitês de Cultura: Roberta Martins
⦁ Secretaria de Formação, Livro e Leitura: Fabiano Piúba
⦁ Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural: Zulu Araújo
⦁ Secretaria de Economia e Fomento à cultura: Henilton Menezes
⦁ Secretaria do Audiovisual: Joelma Gonzaga
⦁ Secretaria dos direitos autorais e intelectuais: Marcos Souza
⦁ Fundação Cultural Palmares: João Jorge Rodrigues
⦁ Fundação Biblioteca Nacional: Marco Lucchesi
⦁ Fundação Nacional das Artes (Funarte): Maria Marighella