O xadrez é um jogo de mesa de natureza recreativa e competitiva para dois jogadores. Seu tabuleiro é quadrado e dividido em 64 casas, alternadamente brancas e pretas. De um lado ficam as 16 peças brancas e de outro um mesmo número de peças pretas. Cada jogador tem direito a um lance por vez. O objetivo da partida é dar o xeque-mate no adversário. Trata-se de um jogo que requer raciocínio lógico e estratégia, não envolve o elemento sorte, com exceção do sorteio das cores no início do jogo.
É um jogo muito antigo, tendo surgido no século VI, na Índia, depois foi para China, Pérsia, chegando até à Europa e ganhando o mundo.
Se você já pensou em aprender jogar xadrez, tem que conhecer o nosso amigo Alexandre Castro, um paulista que há dois anos escolheu Extrema para viver. Sua paixão pelo jogo vem do contato que deve como xadrez desde infância: “Aprendi a jogar com o meu pai é avô e uma parte da minha família também admira e joga esse esporte fantástico que é o xadrez. “
Hoje, além de ter uma profissão formal ele também é instrutor enxadrista e tem ensinado crianças, adolescentes e adultos a se aventurarem neste jogo. “Estudo muito aberturas e meio jogo de grandes mestres como Robert James Fischer, Garry Kasparov e Anataloy Karpov, lendas do xadrez. Tenho alunos e alunas e sigo firme nesse meu projeto de formar um baita time de xadrez aqui em Extrema.”
Se você está interessado em conhecer o Alexandre, siga ele nas redes sociais: Instagrans: @alexandreccastro, @chessextremamg
Para quem quer se aventurar na literatura sobre xadrez, Alexandre deixou uma lista de livros sobre o assunto.
Indicação de livros
- Para ensinar e aprender xadrez: Autor Adriano Caldeira
- Xadrez Técnicas estratégias
- Xadrez para Leigos
- Mequinho
- O Xadrez de um grande mestre