BrasilNotíciasSaúde
Tendência

Conselho Estadual de Saúde-MG participa de congresso sobre a defesa da vacinação

Na terça-feira (21), ocorreu a abertura do Congresso Brasileiro com o tema Defesa da Vacinação – desafios e estratégias. O evento, que terá duração de dois dias, acontece no Centro de Atividades Didáticas 1 (CAD 1), na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Na ocasião participaram do evento as(os) Conselheiras(os) Estaduais de saúde de Minas Gerais: Aleteia D’Alcantara representando a Federação das Associações de Portadores de Deficiência do Estado de Minas Gerais (Fademg), Denilson Gonçalves representando o Movimento de Reintegração de Pessoas Afligidas pela Hanseníase (MORHAN), Iris Almeida representando a União Estadual por Moradia Popular (UEMP) e Tatiane Fonseca representando a Central Única dos Trabalhadores (CUT-MG) e o Sindicato dos Metalúrgicos de Extrema e região.

A Presidenta da CES-MG Lourdes Machado enalteceu o Programa Nacional de Imunização (PNI) do Brasil, destacando-o como um dos mais completos programas de imunizações do mundo, sendo reconhecido pelas estratégias coletivas e individuais que asseguraram altas coberturas vacinais. A presidenta do CES-MG falou também que a imunização é feita por meio dos serviços de Atenção Primária, mas que com a redução das taxas de cobertura vacinal nos últimos anos, há um risco para a imunidade coletiva e de ressurgimento de doenças até então controladas. “Muitos são os fatores, como os contextuais e individuais, que podem colaborar para a queda das coberturas vacinais. Dentre eles, estão precarização do Sistema Único de Saúde (SUS) e movimentos antivacinas.

Por fim, Lourdes falou sobre o papel do CES-MG na defesa pela democracia e a vacinação, destacou a 10ª Conferência Estadual de Saúde de Minas Gerais (CESMG), realizada pelo CES-MG em 2023, ressaltando importância do Zé Gotinha, símbolo das campanhas de vacinação que esteve presente na 10ª CESMG nas campanhas de vacinação. “Ele, que ficou quase 4 anos desempregado, foi contratado com sucesso pelo Ministério da Saúde”, disse.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo