Setembro amarelo e a saúde mental dos trabalhadores

O mês de setembro é dedicado a conscientização e debates em relação à prevenção do suicídio, tema delicado e que merece a atenção de todos. Por ser um assunto sensível, a divulgação de informações verdadeiras e a conscientização da população é extremamente importante.

A campanha que começou nos Estados Unidos em 1994, chegou no Brasil em 2015, através do Centro de Valorização da Vida (CVV) da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e do Conselho Federal de Medicina (CFM). Desde então, órgãos públicos, escolas e outras entidades de nosso país promovem ações de conscientização neste mês.

Falar sobre suicídio exige muito cuidado, pois muitas pessoas que estão passando por problemas difíceis estão sem ajuda devida, e tocar em certos temas pode acabar virando um estopim. É importante o acompanhamento de um profissional para ajudar nas ações de conscientização.

Saúde mental no ambiente de trabalho
Desde a atualização da Lista de Doenças Relacionadas ao Trabalho (LDRT), no final de 2023, transtornos mentais como burnout, ansiedade e depressão também começaram a fazer parte de doenças relacionadas ao trabalho.

Segundo o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em 2023 foram concedidos mais de 280.000 benefícios por incapacidade devido a transtornos mentais e comportamentais em nosso país, mostrando que a causa deve ser analisada com cuidado pelo Estado.

O meio social é um fator importante a se observar como consequências de transtornos mentais. Pensando em ambientes de trabalho, chefes e companheiros abusivos, rotina intensa e excessiva, entre outras más condições podem ser gatilhos de grandes problemas.

Caso saiba de alguém que está passando por momentos difíceis, esteja com sinais de sofrimento em falas informais, ou, ao ouvir histórias identificar desesperança, procure auxilio de um profissional para ajudar. O Centro de Valorização da Vida possui um telefone para atendimento 24h, através do número 188.

O STIMEIC está à disposição para oferecer suporte em qualquer situação. Reafirmamos nosso compromisso de garantir a proteção e a assistência necessárias.

Referências: GOV.BR. Transtornos mentais podem garantir estabilidade de 12 meses no emprego após alta médica. Disponível: https://www.gov.br/inss/pt-br/noticias/transtornos-mentais-podem-garantir-estabilidade-de-12-meses-no-emprego-apos-alta-medica-2