Ler é coisa muito especial, somos transportado para diferentes ambientes, histórias, conhecemos inúmeros personagens, aprendemos coisas sobre o mundo e a humanidade. Essa atividade traz grande satisfação, agora imagine ler rodeado de amigos, em um Clube do Livro.
Diarles, um jovem de 26 anos, barachel em direito, pós graduando em direito penal e assistente jurídico é um apaixonado pela literatura.O jovem assumiu no ano passado a cadeira de Literatura do Conselho Municipal de Extrema e criou o Clube do Livro.
Sua paixão por livros nasceu por volta do 15 anos, período em que teve interesse pela leitura dos grandes clássicos da literatura, influenciado pela avó que segundo ele “é uma grande leitora”. Foi essa mulher encantada pela leitura que o alfabetizou em casa e desde de sempre o incentivou a ler.
O processo de se tornar um grande leitor foi gradativo e depois de 10 anos, Diarles havia lido tudo da alta literatura, em específico a Literatura Grega.Foi então que em 2021, ele tomou a decisão de criar um Clube do Livro, o projeto foi apresentado a Secretaria de Cultura do município e iniciou-se em novembro de 2021.
Diarles, se inspirou no professor José Monir Nascer que tem um projeto semelhante no Paraná. O Clube do Livro de Extrema tem uma lista de 30 livros, que estão entre os 100 livros da Humanidade. Mensalmente é escolhido um livro, durante todo o mês o integrante do clube tem a possibilidade de ler o livro,no entanto, a leitura previa não é obrigatória, pois o Clube se encontra presencialmente uma vez por mês, momento em que todos lerão o resumo do livro, no final da reunião é feito a interpretação da obra.
O criador do grupo pontua que inicialmente parece difícil ler tais clássicos, mas ele assegura que há sim um esforço por parte do leitor, no entanto, ele dá total apoio ao logo do mês para aqueles que estão lendo os livros selecionados e no encontro presencial traz um resumo bem elaborado para que todos possam compreender o que foi lido.
Quem quiser participar dessa viagem pelos grandes clássicos da literatura pode procurar informações na Biblioteca Municipal ou na Casa de Cultura. Boa leitura!