por Andrea Silva
O novo site do Sindicato dos Trabalhadores de Extrema, Itapeva e Camanducaia está com uma seção dedicada à cultura. Durante a pandemia a cultura foi um dos setores mais prejudicados, no entanto, diversos artistas encontraram formas criativas de continuar produzindo a sua arte e assim tudo que era feito presencialmente passou a ter um formato digital. As secretarias de cultura desenvolveram a sua própria agenda virtual e na nossa região não foi diferente. Extrema, por exemplo, juntamente com seus artistas, construiu um caminho para continuar a trabalhar com a cultura e a arte em um momento tão difícil e delicado como o que vivemos nos últimos dois anos.
Por meio de editais de fomento ao artista e ao trabalhador da cultura, muito coisa foi produzida virtualmente e esse material foi colocado na página do YouTube da Prefeitura sendo amplamente divulgado na cidade e região.
Neste momento vivemos o início da retomada da produção cultural, ainda com passos lentos, mas estamos todos prontos para voltar, os artistas trabalham arduamente para voltar a cena e o público espera com entusiasmo para esse reencontro. A pandemia ainda não acabou e no mundo da cultura ainda estamos com produções virtuais e algumas caminham para encontros presenciais.
Pensando neste momento de reencontro, trazemos para os trabalhadores e trabalhadores de Extrema e região a agenda cultural do mês de novembro. Acompanhe as dicas e fique atento para não perder nada.
Exposição Virtual “150 anos da criação da Freguesia de Santa Rita de Extrema”: trabalho minucioso que está redescobrindo a história de Extrema.
Disponível em: extrema.mg.gov.br/siscultura/acervo/150anosfreguesia
12º Festival Comida de Boteco: esta edição reúne os melhores e mais charmosos bares e restaurantes da cidade. O festival vai homenagear os 120 anos de Extrema com petiscos inéditos, inusitados e deliciosos. Seja presencial ou via delivery, entre os dias 23 de outubro e 28 de novembro você poderá saborear os petiscos e depois de se deliciar não esquece de votar e ajudar a eleger o melhor petisco desta edição.
Saiba mais em: www.festivaldebotecoextrema.com
Acompanhe, participe, compartilhe e ajude a fortalecer a cultura local.Em breve estaremos novamente ocupando os espaços públicos,as feiras,os eventos culturais,as mostras de teatro,os festivais de dança, mas enquanto isso não acontece a gente ainda pode vivenciar esses momentos da nossa casa.