3º Festival LGBTQIAPN+ de Extrema: Uma Celebração da Diversidade e da Inclusão

No dia 3 de agosto, às 18h30, o Parque de Eventos de Extrema será palco do 3º Festival LGBTQIAPN+ de Extrema, um marco no calendário cultural da região. Com entrada gratuita, o evento promete uma noite repleta de arte, cultura e inclusão, com diversas atrações e infraestrutura completa para receber o público.

O festival oferecerá uma programação diversificada com performances de canto, dança e arte drag, destacando o talento dos artistas locais. O encerramento será marcado pelo show da cantora Jaloo, que trará para Extrema sua aclamada turnê “MAU”. Além das apresentações, o evento contará com barracas de comida e bebida, mesas e cadeiras, um amplo espaço coberto com tendas, fácil acesso aos banheiros e estacionamento gratuito, garantindo conforto e segurança para todos os presentes.

O 3º Festival LGBTQIAPN+ de Extrema não é apenas uma celebração, mas também uma importante plataforma para dar visibilidade à população LGBTQIAPN+ da região. Instituído pela Lei Municipal nº 4695, o evento tem como missão promover a consciência dos direitos humanos e combater a LGBTfobia. É uma oportunidade para educar a população sobre equidade e respeito através da cultura, fortalecendo a luta por direitos iguais e sensibilizando a sociedade sobre questões sensíveis.

Sobre a Jaloo e sua Turnê Mau

Lançado em outubro de 2023, “MAU” – é pautado pela subversão da artista – se reinventando esteticamente e sonoramente – desta vez tocando em temáticas mais maduras e explorando novos limites na produção musical. Então, todas as canções têm 100% de sua criação nas mãos de Jaloo. Em seu mais novo disco, as 10 faixas que o compõem são em composição, produção, arranjos e vocais somente da cantora.

Associação Coletivo LGBT+ de Extrema

A história do Coletivo LGBT+ de Extrema ganhou destaque em 2021, com sua primeira ação social durante a pandemia. Em meio à efervescência das lives, o coletivo celebrou a aprovação de uma lei municipal que dedicava uma data em fevereiro para celebrar a diversidade sexual. Esse evento online foi seguido por uma roda de conversa na praça central em junho, marcando o início de uma série de iniciativas voltadas para a inclusão e a conscientização.

No entanto, 2021 também foi um ano de tragédias: dois assassinatos brutais, motivados por homofobia, chocaram a população de Extrema. Esses crimes destacaram a urgente necessidade de união, proteção e fortalecimento da comunidade LGBTQIAPN+. A luta contra a LGBTfobia se tornou ainda mais vital, reforçando que ser LGBTQIAPN+ nunca deve ser um crime punido com a morte, seja ela física ou social.

Realizações e Ações do Coletivo

Em abril de 2022, o coletivo realizou o 1º Festival LGBTQIAPN+ de Extrema no Cine Teatro de Extrema, com 18 apresentações de artistas locais. O evento atraiu um público diversificado, incluindo famílias, amigos, universitários e aliados da comunidade. O Aceita Festa de Atibaia contribuiu com um espaço de confraternização, animado pela DJ Hayana, uma mulher trans.

Ao longo de 2022, o coletivo promoveu diversas ações: uma roda de conversa na Biblioteca Municipal, uma palestra na Escola Estadual Alfredo Olivotti e participação no Sarau da Diversidade de Bragança Paulista. Em dezembro, a Assembleia Geral de Constituição da Fundação do Coletivo LGBT+ de Extrema oficializou a associação, garantindo sua regularização com CNPJ, estatuto e conselho administrativo definido.

Em 2023, a associação continuou a expandir suas atividades. Organizou rodas de conversa, participou de podcasts locais, foi entrevistada na rádio Portal FM e promoveu palestras para estudantes de enfermagem, alunos do ensino médio e colaboradores da Secretaria de Assistência Social. Em agosto, realizou a 1ª Semana da Diversidade da cidade, com uma série de eventos, incluindo uma palestra de capacitação para colaboradores da saúde, uma palestra com Rita Von Hunty, uma mostra audiovisual e o 2º Festival Municipal LGBTQIAPN+ de Extrema, que contou com um show de Rafael Duaity e 21 apresentações de artistas locais.

Em abril de 2024, o coletivo comemorou a obtenção do título municipal de Utilidade Pública, um reconhecimento do impacto positivo de suas ações na comunidade de Extrema.

• Data: 3 de agosto
  • Horário: 18h30
  • Local: Parque de Eventos de Extrema, MG
  • Entrada: Gratuita
  • Atrações: Performances de canto, dança, arte drag e show de encerramento com Jaloo
  • Infraestrutura: Barracas de comida e bebida, mesas e cadeiras, espaço coberto com tendas, banheiros e estacionamento gratuito

O 3º Festival LGBTQIAPN+ de Extrema é uma celebração imperdível da diversidade, cultura e inclusão, reafirmando o compromisso da cidade com a promoção dos direitos humanos e o combate à LGBTfobia. Venha fazer parte dessa festa!